Professora esclarece dúvidas sobre novo acordo ortográfico obrigatório em 2016

By Carla Ferreira on 03/03/2016 in Notícias, Sugestão de Pauta
Cristina Cunha acaba de lançar livro sobre uso do hífen e dá dicas para uma melhor apreensão da norma em vigor desde janeiro
 
O ano letivo começou e é hora de os estudantes se depararem oficialmente com as mudanças e novidades que 2016 traz. Uma das mais importantes é a nova ortografia da língua portuguesa que, desde o dia 1º de janeiro, se tornou obrigatória no país. Os profissionais enfrentam este mesmo desafio: fazer da nova norma da escrita uma rotina em seus afazeres diários. Mas, você sabe o que mudou? Como apreender estas mudanças de forma efetiva? Qual a importância de estar atualizado?
 
De acordo com a professora Cristina Cunha, que leciona há 36 anos e é autora de livro que aborda uma das principais mudanças – o uso do hífen – os prejuízos para quem não apreende as novidades são parecidos em todas as áreas. “Imagine alguém que não tenha conseguido migrar da máquina de datilografia para o computador! Aos poucos, essa pessoa vai sendo considerada “fora do seu tempo” e incapaz de sobreviver profissionalmente aos novos desafios. No caso das novas normas ortográficas, há um problema adicional para quem não as aprende: elas são normas. E é praticamente impossível acolher no mundo profissional pessoas que não respeitam normas”, explica.
 
Entre as dicas da professora para aprender as novas regras está o exercício de prática e da repetição. “É bom conhecer um pouco o funcionamento do cérebro humano para entender como se dá a aprendizagem. O sentido da visão é um dos canais de entrada para os neurônios, células do sistema nervoso que guardam as informações. Quanto mais neurônios guardando uma informação, mais poderemos dizer que sabemos essa informação. Escreva muitas vezes as palavras que sofreram modificações, escreva em tamanho grande, faça frases com elas, até que a nova forma esteja bem gravada nos seus neurônios”, pontua a educadora que prepara um novo livro sobre o tema.
TODASAS
 
TODAS AS PALAVRAS COM HÍFEN – Cristina Cunha lançou o livro “Todas as palavras com hífen”, em dezembro passado. A obra lista todos os vocábulos com hífen, assim como os compostos que se transformaram em locuções, cujos elementos, a partir das novas regras, são escritos separadamente e sem hífen. O livro tem por base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), editado pela Academia Brasileira de Letras, guia oficial da ortografia de todas as palavras da língua portuguesa.
 
SOBRE A AUTORA: Cristina Cunha é graduada em Letras pela USP, pós-graduada pela UNIFACS/IMS e pela UPE. Professora há 36 anos, atualmente leciona na UNEB e na UNIFACS.
CRISCUNHA

Sobre o autor

Carla FerreiraVer Todos as Postagens de Carla Ferreira

Todos os Direitos Reservados 2024 | Cannal de Ideias em Comunicação