Jornalistas são premiados com matérias sobre acesso à Justiça

By Carla Ferreira on 21/03/2016 in Notícias

153A8436

Quatro jornalistas baianos foram contemplados pelo Prêmio de Jornalismo e Acesso à Justiça Ivan Lemos de Carvalho, promovido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, que, em sua segunda edição, destacou reportagens sobre o tema “Defesas Coletivas”.

A premiação, executada em Salvador pela Cannal de Ideias, tem o apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), da Defensoria Pública da Bahia e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). O objetivo é valorizar a imprensa e seu compromisso com as iniciativas de melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da democracia, concebido sob a premissa de aproximar a sociedade do trabalho dos defensores públicos e estimular a veiculação de reportagens que ilustrem essa atuação.

A entrega aconteceu na última sexta, 18, no edifício-sede da associação, Thomé de Souza, no Caminho das Árvores, durante o evento “Adep Cultural”, promovido pela Adep-BA.

“Sabemos que os meios de comunicação e seus profissionais fazem o papel de questionar a realidade a partir da captura dos acontecimentos e quando estes acontecimentos cercam a Defensoria Pública e seus membros na defesa da sociedade, são verdadeiros aliados. Este prêmio é um exemplo desse reconhecimento nosso, da valorização que buscamos dar a estes jornalistas cuja labuta traz tal nobre tarefa”, pontuou a presidente da Adep-BA, Ariana Sousa, durante a entrega do prêmio.

Além da premiação, o evento contou ainda com uma explanação da presidente da associação sobre os dados levantados no IV Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, com um recorte especial para a Bahia; o descerramento da placa com a fotografia da defensora pública Soraia Ramos Lima, a ser integrada à galeria de ex-presidentes da Adep-BA e a palestra “O Estado de Coisas Inconstitucional como instrumento de garantias de direitos fundamentais”, ministrada pelo professor e juiz federal Dirley da Cunha Júnior.

Veja quem foram os ganhadores da 2ª edição do Prêmio de Jornalismo e Acesso à Justiça Ivan Lemos de Carvalho.

CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO

GANHADOR

* Título do trabalho: DEFENSORIA REFORÇA AÇÕES PELOS DIREITOS DO

IDOSO

* Veículo: TRIBUNA DA BAHIA

* Autor: YURI RIBEIRO ABREU

 153A8386

CATEGORIA RADIOJORNALISMO

GANHADOR

* Título do trabalho: 1ª POSSE POPULAR DA DEFENSORIA PÚBLICA

* Veículo: RÁDIO CBN SALVADOR

* Autor: RAFAEL DIAS DE ARAÚJO GOULART LEAL

153A8399

CATEGORIA WEBJORNALISMO

GANHADOR

* Título do trabalho: ‘A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NÃO ENTRA PELA

PORTA DA FRENTE DOS POSTOS DE SAÚDE’

* Veículo: SITE BAHIA NOTÍCIAS

* Autor: RENATA RIBEIRO FARIAS BARBOSA

153A8418

SEGUNDO LUGAR

* Título do trabalho: DEFENSORIA DENUNCIA SITUAÇÃO DE MORADORES DE RUA EM SSA: ‘NÃO TEMOS MAIS ABRIGO NENHUM’

* Veículo: SITE BAHIA NOTÍCIAS

* Autor: CLÁUDIA MARIANA CARDOZO

153A8429

 Fotos: Daniel Santos

Sobre o autor

Carla FerreiraVer Todos as Postagens de Carla Ferreira

Todos os Direitos Reservados 2024 | Cannal de Ideias em Comunicação