A Adep-BA divulgará o resultado final e entregará a premiação aos ganhadores da 2ª edição do Prêmio de Jornalismo e Acesso à Justiça Ivan Lemos de Carvalho, referente ao ano de 2015, nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h, no auditório do Edifício Thomé de Souza, na Pituba. O evento acontece durante a programação do “Adep Cultural”, que visa reunir os defensores públicos em momentos de cultura e entrosamento.
A ideia da premiação é valorizar a imprensa e seu compromisso com as iniciativas de melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da democracia, concebido sob a premissa de aproximar a sociedade do trabalho dos defensores públicos e estimular a veiculação de reportagens que ilustrem essa atuação.
Em 2015, o prêmio abordou a atuação do defensor público em causas coletivas, em alinhamento com a Campanha Nacional de Valorização do Defensor Público, tendo como parceria em sua realização a Defensoria Pública Estadual, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Baiana de Imprensa (ABI).
Além da premiação, o Adep Cultural contará ainda com o descerramento da fotografia da defensora pública Soraia Ramos Lima na galeria de ex-presidentes da Adep-BA e com a realização da palestra “O Estado de Coisas Inconstitucional como instrumento de garantias de direitos fundamentais”, ministrada pelo professor e juiz federal Dirley da Cunha Júnior. Na ocasião, ele também fará novo lançamento do seu livro “Curso de Direito Administrativo”, 15ª edição.
Veja abaixo os classificados como finalistas, cujo resultado final será conhecido no dia 18.
FINALISTAS
CATEGORIA RADIOJORNALISMO
• Veículo: Rádio CBN Salvador
Autor: Rafael Dias de Araújo Goulart Leal
CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO
• Veículo: Tribuna da Bahia
Autor: Yuri Ribeiro Abreu
CATEGORIA WEBJORNALISMO
• Veículo: Site Bahia Notícias
Autora: Renata Ribeiro Farias Barbosa
• Veículo: Site Bahia Notícias
Autora: Cláudia Mariana Cardozo