Emoção, agradecimentos, interação e muita alegria deram a tônica da comemoração de um ano de fundação do Projeto Abraço à Microcefalia realizada nesta quinta-feira, 27 de abril, na Casa da Providência, no bairro da Saúde. O evento contou com a adesão das famílias e voluntários do projeto.
A programação começou com uma missa na igreja local. Em seguida, os presentes acompanharam uma palestra com a coach Lilian Marins, que incentivou a interação entre as famílias e destacou a importância do trabalho feito pelas mães com seus bebês ao longo deste um ano.
Um balanço das atividades realizadas ao longo deste tempo e um vídeo de agradecimento das famílias também foram expostos na ocasião.
“Este um ano significa muita luta na realização de todo este processo e esperança para um mundo muito melhor para essas crianças, esse é o maior ensinamento. Foi um ano de muito trabalho, onde tivemos um crescimento de 12 para 150 famílias cadastradas”, declarou emocionada Maria Joana Passos, co-fundadora do projeto.
O evento contou ainda com a apresentação da banda Canastra Real, que colocou os presentes para dançar e rememorar cantigas conhecidas do universo infantil. E, como toda comemoração, o bolo e os parabéns não ficaram de fora. Eles, juntamente com um lanche servido às famílias encerraram a programação.
O trabalho desenvolvido pelo Abraço faz diferença na vida das famílias e foi elogiado durante a comemoração. Foi o caso de Verônica Santana, que há cerca de 8 meses faz parte do projeto e é mãe de Liz, de 1 ano e 5 meses. “Para ela é bom estar junto com as outras crianças e para mim, me sinto acolhida”, explica a mamãe, que mora em Lauro de Freitas.
A opinião é reforçada por Joyce Santos, mãe do pequeno Igor, de 1 ano e 4 meses. “No começo, quando descobri que ele tinha Microcefalia foi um pouco difícil. Vim pra cá e eles me acolheram. Não só com palavras, mas me ajudaram com as doações de fraldas, as oficinas”, afirma ela sobre a importância das ações desenvolvidas.
BALANÇO – De abril de 2016 a abril de 2017, o projeto realizou 40 reuniões com as famílias, doou 1.326 latas de leite, 1.246 pacotes de fraldas, 900 kits de higiene, realizou duas edições do “Abraço Musical” – evento com participação de mais de 300 pessoas, 142 atendimentos de fonoaudiólogo e terapia ocupacional, além de exposições e montagem da sala multissensorial.
O Abraço à Microcefalia reúne mães e filhos, quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h, na Casa da Providência; conta com 28 voluntários ativos e 43 profissionais envolvidos, os quais coordenam oficinas como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, pediatras e neuropediatras, tirando dúvidas das mães e dando dicas para estimulação visual e motora dos bebês.
Texto: Deise Cunha
Fotos: Natália Borges