Os efeitos da crise econômica pós-pandemia e que atinge as instituições filantrópicas da Bahia como um todo também afetaram a Abraço à Microcefalia, responsável pelo atendimento de mais de 330 famílias que possuem crianças com microcefalia e outras doenças congênitas.
A oferta restrita de parcerias e editais de incentivo, além de contratos suspensos, não-renovados, e burocracias emperradas na máquina governamental ameaçam a sustentabilidade da entidade, cuja disponibilidade financeira não acompanhou o crescimento da ONG, que inaugurou novas instalações este ano, aumentando sua capacidade de atendimento. Por conta disso, a entidade realiza uma campanha de doações, fez um ato público durante a Semana da Luta da Pessoa com deficiência e divulga uma carta aberta a toda a comunidade, pedindo doações. Leia a carta AQUI
Desde que foi criada, em 2016, a Abraço já realizou mais de 10 mil atendimentos. Mensalmente, na área de saúde, são realizados cerca de 260 atendimentos abarcando as áreas de Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, entre outras. Há uma fila de espera de 120 crianças aguardando para ser atendida.
A Cannal de Ideias auxilia a Abraço em suas ações de comunicação, sobretudo com a imprensa, e neste momento de crise, realizou uma consultoria especializada, por meio da jornalista e head content Carla Ferreira, que sugeriu encaminhamentos com soluções em Comunicação.
“As ações têm dado resultados e são motivos de orgulho para nós, da Cannal. Também mostram, de forma mais direta, como a Comunicação pode auxiliar uma organização ou profissional a superar desafios e construir novas pontes. A mensuração sempre é difícil de ser sentida, na práxis, em curto prazo. Mas a gestão de crise, se bem orientada, não deixa de ser uma oportunidade mensurável, que, muitas vezes, não necessita do exercício de paciência e da persistência, características cada vez mais raras nas lideranças do ‘mundo ágil'”, disse.
Ferreira agradece a sensibilidade dos que atuam na imprensa também, por terem aderido à causa. No site, é possível fazer uma doação, acesse aqui